No Dia Mundial da Saúde, é fundamental lembrar que a saúde não é apenas a ausência de doenças físicas, mas também o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A saúde mental desempenha um papel fundamental no bem-estar das pessoas, reforçando a nossa nossa capacidade de enfrentar desafios, prosperar nas dificuldades e desfrutar dos momentos de felicidade.
Como, afinal, cuidar melhor da nossa saúde mental para ter uma vida mais plena?
Segundo a OMS, saúde mental pode ser definida como uma rede de fatores relacionados ao bem-estar de uma pessoa, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades pessoais para responder aos desafios da vida e contribuir com a comunidade onde ela está inserida.
Será que o brasileiro está consciente da importância da saúde mental para a sua qualidade de vida?
A resposta é sim. Segundo a pesquisa Global Health Service Monitor 2023, realizada pelo Instituto IPSOS, no Brasil, mais da metade da população vê a saúde mental como o principal problema do país em termos de bem-estar.
O País enfrenta desafios relacionados à saúde mental das pessoas. A OMS recentemente divulgou um estudo que coloca o Brasil no topo do ranking mundial de ansiedade, afetando 9,3% de sua população, ou seja, quase 20 milhões de pessoas.
O mais recente mapeamento global de transtornos mentais da OMS também coloca a população brasileira com a maior prevalência de transtornos de ansiedade no mundo.
Esses números são decorrentes de uma série de fatores, que vão desde gatilhos sociais, disparidades econômicas, insegurança econômica, até mesmo pressões do dia a dia no trabalho, junto à família e outros círculos sociais.
Essa realidade é tão grave que pode até mesmo incapacitar as pessoas, levando a cenários mais graves. Pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas que poderiam ter sido evitadas.
Mas como podemos virar esse jogo?
Ter saúde é muito mais do que cuidar apenas de doenças físicas!
Em um mundo onde as pressões diárias são uma realidade inevitável, a saúde mental é como um escudo, que protege contra o estresse, a ansiedade e a depressão. Ela nos dá a força necessária para enfrentar as adversidades e superar os obstáculos que encontramos em nosso caminho. Quando nossa saúde mental está em equilíbrio, somos mais resilientes, capazes de lidar com as tensões da vida cotidiana de maneira mais eficaz e construtiva.
A saúde não se limita apenas à ausência de doenças físicas diagnosticáveis. Ela abrange desde o autocuidado diário até a busca de apoio profissional quando necessário. Focar na sua saúde mental significa cultivar práticas que promovam a auto aceitação, a conexão social, o gerenciamento do estresse e o desenvolvimento de habilidades de enfrentamento saudáveis.
Não descuide da sua saúde mental!
Quando negligenciamos nossa saúde mental, corremos o risco de comprometer não apenas nosso bem-estar emocional, mas também nossa saúde física e nosso desempenho em todas as áreas da vida, tanto pessoal quanto profissional.
É importante reconhecer que buscar ajuda para questões de saúde mental não é um sinal de fraqueza, mas sim um ato de coragem. E ajudar quem está sofrendo de um problema como esse, também é um gesto de carinho e cuidado para com o outro.
Neste Dia Mundial da Saúde, celebrado em 07 de abril, nós reforçamos o nosso compromisso com a qualidade de vida dos nossos pacientes através do bem-estar mental. Vamos, juntos, promover uma cultura de compreensão e apoio mútuo, onde as pessoas se sintam capacitadas a buscar ajuda e a investir em seu bem-estar mental?
Somente assim construiremos uma sociedade mais saudável, resiliente e com mais oportunidades para todos.
Lembre-se: cuide da sua mente, cuide da sua saúde, cuide de você.
A Psicoterapia Analítica é uma valiosa aliada em sua busca pelo bem-estar emocional. Ao reconhecer os desafios da doença mental e buscar apoio, você está dando um passo em direção à cura.
Agende uma consulta e inicie sua jornada em direção a uma vida mais equilibrada e feliz.