Porto Alegre, Brasil

Ansiedade na adolescência: Uma jornada de descoberta e crescimento com a psicoterapia

Passar pela adolescência pode ser uma aventura desafiadora. Mudanças físicas, emocionais e sociais transformam a vida dos jovens. Por isso, a Psicoterapia analítica para adolescentes é tão importante! Nessa jornada, a ansiedade surge como um companheiro indesejado, muitas vezes obscurecendo a beleza e as possibilidades que esse período oferece.

Dados do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que o número de casos de ansiedade entre crianças e adolescentes superou o de adultos pela primeira vez em dez anos. O Ministério da Saúde divulgou dados do Sistema de Informações Hospitalares e Ambulatoriais que mostram o registro, em 2022, de 103.619 procedimentos ambulatoriais relacionados a ansiedade em paciente com até 19 anos. Em 2023, o número subiu para 140.782 procedimentos e, de janeiro a março de 2024, foram 33.762. 

Pensando nesses desafios, a psicoterapia se apresenta como um porto seguro, oferecendo as ferramentas necessárias para lidar com os desafios da adolescência. Através da abordagem analítica personalizada, os jovens embarcam em uma viagem de autodescoberta, explorando as raízes de suas ansiedades e desenvolvendo estratégias para lidar com mais leveza e confiança com os problemas que surgem na sua trajetória.

Como a psicoterapia pode ajudar a controlar a ansiedade que impacta a vida do adolescente?

A psicoterapia analítica oferece uma visão mais profunda da mente adolescente, desvendando as origens da ansiedade. Através de uma análise minuciosa das experiências vividas, padrões de pensamento e comportamento, os jovens podem identificar os gatilhos que alimentam medos e preocupações.

Mais do que identificar a ansiedade, a terapia busca integrar os diferentes aspectos da personalidade do adolescente, criando um retrato mais completo de si mesmo. Essa integração promove o autoconhecimento, a autoaceitação e a construção de uma identidade mais saudável.

Fortalecendo laços e construindo pontes: como lidar com a ansiedade?

As relações interpessoais, pilares da vida social, também ganham destaque na psicoterapia analítica. Ao compreender como suas relações influenciam seu bem-estar psicológico, os adolescentes podem fortalecer laços, melhorar habilidades de comunicação e construir pontes mais sólidas com aqueles que os rodeiam.

Uma abordagem sensível e empática cria um ambiente acolhedor e seguro, onde os jovens se sentem ouvidos, compreendidos e livres para explorar seus sentimentos e pensamentos.

Procure ajuda com a Psicoterapia

Ciente das demandas e da flexibilidade que a vida adolescente exige, a Psicóloga Anne Griza oferece a opção de atendimentos presenciais ou online, adaptando-se à rotina e às necessidades de cada jovem e da sua família. Essa flexibilidade garante que todos tenham acesso ao apoio necessário para superar os desafios da adolescência.

Agende sua consulta e embarque em uma jornada de autodescoberta e crescimento. 

Dê o primeiro passo em direção a uma vida mais equilibrada e significativa.

Leia mais

Como saber se meu filho adolescente precisa de terapia?

Você já assistiu à série Adolescência, da Netflix? O sucesso global da produção chama atenção ao retratar, de forma intensa e realista, os desafios...

Páscoa em família: tempo de renovação ou pressão?

A Páscoa, para muitos, é sinônimo de reunião familiar, renascimento e renovação. É um momento simbólico, que resgata valores de afeto, fé e união....

Saúde mental importa: o primeiro passo para uma vida mais saudável

Em abril celebramos o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância do acesso à saúde...

Variações de humor ou de Transtorno Bipolar? Saiba como diferenciar!

Muitas pessoas costumam dizer que são "bipolares" ao perceberem oscilações em seu humor ao longo do dia. No entanto, nem toda variação emocional caracteriza...