A saúde mental é um aspecto essencial do nosso bem-estar, mas muitas vezes, em um contexto de excesso de trabalho ou no cuidado com a casa ou família, pode ser negligenciada. Essa realidade se torna especialmente verdadeira (e preocupante), quando falamos sobre a saúde mental das mulheres. Ela pode ser afetada por uma série de fatores, inclusive sociais.
Saúde mental das mulheres: fique atento aos sinais de alerta!
Falando sobre o cuidado com a saúde mental feminina, indicamos a leitura do nosso post sobre o porquê das mulheres sofrerem mais de ansiedade e depressão do que os homens.
Clique aqui e confira o artigo especial do Dia da Mulher
Reconhecer os alertas é o primeiro passo na busca por apoio e tratamento adequados. É por isso que hoje listamos 5 sinais que merecem atenção:
1. Alterações no humor ou comportamento: Mudanças persistentes no humor pedem cuidado. Comportamentos como a perda de interesse em atividades que antes você achava prazerosas, preferir o isolamento social, ou sentir irritabilidade sem causa aparente, podem ser indicativos de que algo mais profundo pode estar acontecendo.
2. Alterações no padrão de sono ou alimentação: Dificuldades para dormir ou dormir em excesso, mudanças no apetite ou variações significativas no peso, podem ser sinais de alerta no cuidado com a saúde mental. Essas mudanças podem afetar diretamente o bem-estar físico e emocional, influenciando a capacidade de enfrentar os desafios diários.
3. Sentimentos de desesperança: Ter pensamentos persistentes sobre falta de esperança ou perspectivas são bandeiras vermelhas que não podem ser ignoradas. Estes sentimentos podem se manifestar através de falas, de isolamento e podem inclusive afetar o seu relacionamento com família, amigos ou colegas de trabalho.
4. Problemas com álcool ou outras substâncias: O uso do álcool ou substâncias para lidar com estresse, ansiedade, tristeza ou outros problemas emocionais é um sinal crítico. Esse comportamento pode indicar o fato da mulher estar evitando lidar com questões que precisam ser abordadas com apoio profissional.
Fica o alerta: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,6% das mulheres brasileiras preenchem critérios para abuso ou dependência de álcool. Ao observar todas as causas de óbitos atribuíveis ao álcool entre as mulheres, os transtornos mentais representavam a nona principal causa dessas mortes em 2020 (5%).
Já segundo a CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), o consumo abusivo entre as mulheres pode aumentar o risco de câncer de mama e afetar negativamente a fertilidade. Também pode aumentar alguns efeitos colaterais da menopausa quando associado a terapia hormonal.
5. Pensamentos ou comportamentos autodestrutivos: Pensamentos sobre fazer mal a si mesma ou aos outros, automutilação ou qualquer comportamento que possa ser considerado autodestrutivo, são sinais claros de que é necessário buscar ajuda profissional imediata e requerem atenção urgente.
Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para buscar ajuda. A saúde mental é fundamental para uma vida saudável e equilibrada, e não se deve ter medo ou vergonha em procurar apoio profissional.
O mesmo vale se você conhece alguma mulher que está passando por uma dessas situações. Acolher e ajudar são importantes para que ela possa encontrar o caminho do bem-estar emocional.
Como a Psicoterapia Analítica pode ajudar?
A Psicoterapia Analítica está preparada para oferecer a ajuda necessária, tendo o olhar sob a mulher como um todo, seus aspectos espirituais, culturais e simbólico. Dessa forma, é possível que a mulher busque, junto com a cura emocional, o crescimento e desenvolvimento mais completo, construindo uma relação saudável e feliz consigo mesma.
Quer saber mais?