Porto Alegre, Brasil

Saúde Mental feminina: 5 sinais de alerta que você não pode ignorar

A saúde mental é um aspecto essencial do nosso bem-estar, mas muitas vezes, em um contexto de excesso de trabalho ou no cuidado com a casa ou família, pode ser negligenciada. Essa realidade se torna especialmente verdadeira (e preocupante), quando falamos sobre a saúde mental das mulheres. Ela pode ser afetada por uma série  de fatores, inclusive sociais. 

Saúde mental das mulheres: fique atento aos sinais de alerta!

Falando sobre o cuidado com a saúde mental feminina, indicamos a leitura do nosso post sobre o porquê das mulheres sofrerem mais de ansiedade e depressão do que os homens.

Clique aqui e confira o artigo especial do Dia da Mulher

Reconhecer os alertas é o primeiro passo na busca por apoio e tratamento adequados. É por isso que hoje listamos 5 sinais que merecem atenção:

1. Alterações no humor ou comportamento: Mudanças persistentes no humor pedem cuidado. Comportamentos como a perda de interesse em atividades que antes você achava prazerosas, preferir o isolamento social, ou sentir irritabilidade sem causa aparente, podem ser indicativos de que algo mais profundo pode estar acontecendo.

2. Alterações no padrão de sono ou alimentação: Dificuldades para dormir ou dormir em excesso, mudanças no apetite ou variações significativas no peso, podem ser sinais de alerta no cuidado com a saúde mental. Essas mudanças podem afetar diretamente o bem-estar físico e emocional, influenciando a capacidade de enfrentar os desafios diários.

3. Sentimentos de desesperança: Ter pensamentos persistentes sobre falta de esperança ou perspectivas são bandeiras vermelhas que não podem ser ignoradas. Estes sentimentos podem se manifestar através de falas, de isolamento e podem inclusive afetar o seu relacionamento com família, amigos ou colegas de trabalho. 

4. Problemas com álcool ou outras substâncias: O uso do álcool ou substâncias para lidar com estresse, ansiedade, tristeza ou outros problemas emocionais é um sinal crítico. Esse comportamento pode indicar o fato da mulher estar evitando lidar com questões que precisam ser abordadas com apoio profissional.

Fica o alerta: De acordo com a Organização Mundial da Saúde, 1,6% das mulheres brasileiras preenchem critérios para abuso ou dependência de álcool. Ao observar todas as causas de óbitos atribuíveis ao álcool entre as mulheres, os transtornos mentais representavam a nona principal causa dessas mortes em 2020 (5%). 

Já segundo a CISA (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), o consumo abusivo entre as mulheres pode aumentar o risco de câncer de mama e afetar negativamente a fertilidade. Também pode aumentar alguns efeitos colaterais da menopausa quando associado a terapia hormonal. 

5. Pensamentos ou comportamentos autodestrutivos: Pensamentos sobre fazer mal a si mesma ou aos outros, automutilação ou qualquer comportamento que possa ser considerado autodestrutivo, são sinais claros de que é necessário buscar ajuda profissional imediata e requerem atenção urgente.

Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para buscar ajuda. A saúde mental é fundamental para uma vida saudável e equilibrada, e não se deve ter medo ou vergonha em procurar apoio profissional. 

O mesmo vale se você conhece alguma mulher que está passando por uma dessas situações. Acolher e ajudar são importantes para que ela possa encontrar o caminho do bem-estar emocional. 

Como a Psicoterapia Analítica pode ajudar?

A Psicoterapia Analítica está preparada para oferecer a ajuda necessária, tendo o olhar sob a mulher como um todo, seus aspectos espirituais, culturais e simbólico. Dessa forma, é possível que a mulher busque, junto com a cura emocional, o crescimento e desenvolvimento mais completo, construindo uma relação saudável e feliz consigo mesma. 

Quer saber mais?

Clique aqui e agende agora a sua consulta.

Leia mais

Como saber se meu filho adolescente precisa de terapia?

Você já assistiu à série Adolescência, da Netflix? O sucesso global da produção chama atenção ao retratar, de forma intensa e realista, os desafios...

Páscoa em família: tempo de renovação ou pressão?

A Páscoa, para muitos, é sinônimo de reunião familiar, renascimento e renovação. É um momento simbólico, que resgata valores de afeto, fé e união....

Saúde mental importa: o primeiro passo para uma vida mais saudável

Em abril celebramos o Dia Mundial da Saúde, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para reforçar a importância do acesso à saúde...

Variações de humor ou de Transtorno Bipolar? Saiba como diferenciar!

Muitas pessoas costumam dizer que são "bipolares" ao perceberem oscilações em seu humor ao longo do dia. No entanto, nem toda variação emocional caracteriza...